quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

17/365

17/365

                Sistematico. Uma análise rápida da palavra nos permite ver o que significa uma pessoa sistemática, e o que nos diz é uma pessoa que cria um roteiro e um planejamento, prevendo os possíveis erros durante a jornada e estando sempre tentando estar um passo a frente de qualquer imprevisto que possa vir a acontecer, e nunca ser prego desprevenido. O problema é que existem infinitas possibilidades de algo que não estava sendo esperado acontecer, e aí é que começa o nosso estudo.
             Se você acha que está preparado para algum imprevisto, você está mais despreparado do que nunca, pois você não está esperando um imprevisto, é redundantemente correto afirmar que quanto mais você está confiante sobre não ser pego desprevenido, maiores as chances de você ser pego. É importante salientar que a falta total de preparo para qualquer coisa é também um pedido para que o caos domine a situação e tudo fuja de controle. O ideal é saber dosar a quantidade correta de preparos, e estar sempre de cabeça aberta para possíveis imprevistos que possam vir acomete-lo. Se você se prepara de uma forma específica para cada tipo de situação, você sem dúvidas se sairá muito bem quando essa situação específica ocorrer, e então você sem dificuldades vai poder colocar em prática a sua estratégia de combate ao ocorrido, mas isso quase nunca é o que acontece. Vai acontecer exatamente o que você não está esperando, e você não tem um planejamento completo para essa situação, tanto física quanto emocional, então algo muito ruim acontece, você tilta/quebra, e isso é o pior que pode acontecer contigo numa situação.
            Se você está tiltado em uma situação da qual você não tem a mínima ideia de como lidar, você vai acabar por dar o seu pior na situação, pois estará completamente perdido e desolado nas próprias angústias e dúvidas, pego totalmente desprevenido e incapaz de agir. Infelizmente quando isso acontece e envolve outras pessoas, você acaba por tratar mal as pessoas que foram causadores dessa perturbação da paz, em uma tentativa fútil de se safar da situação e jogar a culpa no fator causador.
          Quantas vezes você estava em uma excelente rotina, e então ao ficar doente ou algo mais grave acontecer e a sua rotina desabar totalmente, e você demorar semanas para poder retomar ao normal (isso quando consegue retomar), ou quando você está focado em algum projeto, e algo extremamente inesperado acontece e você simplesmente trava, não consegue seguir adiante com medo do fracasso e por não saber realmente o que fazer. Ainda mais se for uma situação em que é necessário agir e pensar rápido, você não vai ser capaz de agir corretamente e ainda mais erros vão se acumular nas suas costas e por tudo que você lutou, seja a rotina ou o seu projeto, ou até mesmo relacionamento de qualquer tipo, virá a ruinas. É óbvio que não é culpa do evento causador, mas sim totalmente sua, e mais uma vez, não é culpa sua por não prever aquele exato acontecimento e planejar uma saída perfeita, e sim por ser pego totalmente desprevenido e não saber como lidar de forma alguma com o ocorrido.
         Ao fazer muitos planos e roteiros, ou seja, ser sistemático, você abre mais portas para conflitos do que para perfeições dos eventos futuros. Você fica ainda mais vulnerável por não saber lidar de forma rápida com uma habilidade inata de qualquer ser humano, que é a adaptação, pois você acabou por se acostumar a fazer um planejamento absoluto de tudo e esperar que aconteça exatamente o que foi pensado o tempo todo não é nada além de insanidade. Eventos inesperados vão acontecer, e não tem o que fazer em relação a eles. Mas isso está longe de significar que você não deve fazer nada e deixar que o tempo resolva todos os seus problemas, vou explicar uma alternativa muito mais saudável.
        Pare de planejar tanto. É simples e extremamente eficaz. Os planos com maiores chances de sucesso são os mais simples, pois envolvem menos variáveis e são muito mais objetivos na sua execução. E outra coisa extremamente importante, é não se cobrar tanto para seguir a sua métrica a cada segundo, você acaba se tornando o monstro que tenta combater, pois nisso está deixando de viver cada momento que vem para você, e ignorando a realidade você tenta seguir o plano que você mesmo criou para viver.
                       Eu só percebi que isso era algo rotineiro em mim quando comecei a prestar atenção nas minhas atitudes de forma externa. As outras pessoas percebiam que eu quebrava totalmente quando o que eu planejava dava errado e inevitavelmente ficava sem ação. Mas eu só percebi que isso machucava as pessoas quando acabei por afastar pessoas que eu amava muito por não conseguir controlar todo o ambiente ao mesmo tempo com todos os eventos aleatórios que iam acontecendo perturbando a perfeita história do futuro que eu criei em minha cabeça, e acabei por ficar sem ação e tratar mal por me irritar. Sou grato pela pessoa por me mostrar o quanto isso foi incisivo na quebra do relacionamento que eu tentava deixar de forma perfeita, mas com os imprevistos acabei por ser a imperfeição, por isso eu disse que acabamos por nos tornar o monstro que combatemos. Apesar de tudo eu agradeço a ti Belkior por ter me mostrado isso. Pois ao faze-lo eu vi que não era apenas na questão das relações humanas, e sim na minha rotina, nas minhas metas, nas minhas tarefas. E o único modo que eu aprendi a lidar com isso era me fechando totalmente e indo meditar para buscar uma solução, e infelizmente alguns acontecimentos simplesmente exigem que tomemos ação de forma imediata, não há tempo para pensar por horas e meditar no assunto. Então percebi que para cada tipo de quebra/tilt é necessária uma estratégia diferente.
                   Sim, a meditação no assunto para encontrar uma solução é excelente quando se tem tempo disponível, mas aprendi e quero compartilhar com quem for ler isso aqui que quando a situação exigir ações imediatas, que seja relevado tudo que aconteceu. Que a prática do perdão com os outros seres humanos seja colocada em primeiro lugar, e então a de compreensão. Obviamente cada situação é única e exige uma estratégia diferente, e o que foi dito nesse parágrafo é apenas um exemplo, pois se eu for fazer uma lista como eu estou me segurando para não fazer, vou estar sistematizando esse texto também, o que vai totalmente contra o que eu venho dizer aqui.
                É simples, mas foque em não quebrar/tiltar, e para isso você não pode criar tantos planos e expectativas além do racional, pois mais do que isso só vai lhe trazer dor e decepção. Saiba ser maleável com os outros, e aceitar e entender quando as outras pessoas errarem. Quando você ver que quebrou, se a pessoa for de confiança, confesse a ela, e ela te ajudará a encontrar uma solução. Quando não for, diga que não está se sentindo bem e que quer evitar conflitos. Evite sempre ser reativo à situação (principalmente em um relacionamento), pois se a maior preocupação de alguém sistemático existe, essa é perder o controle da situação; e quando você é reativo, você é apenas uma peça que reage aos acontecimentos, e não tem domínio nem de si mesmo e dos próprios sentimentos, e infelizmente você tem 100% de chance de magoar alguém que você quer bem. E quando você vê que magoou alguém, isso dói e muito, pois percebe que a pessoa magoada geralmente é apunhalada pelas costas, pois ela não espera que alguém que ela goste/ama, seja capaz de faze-la mal de alguma forma, pois afinal o seu objetivo foi sempre querer o melhor pra ela, e no final você se vê como o real vilão. E mesmo que o ocorrido seja apenas um momento, pode criar sequelas eternas na relação, ou até mesmo ser o último.
              Resumidamente, não planeje e crie planos para cada tipo de situação, esteja preparado para o pior, mas saiba ser maleável e se adaptar como a água. Não importa o recipiente que a água está, ela se adapta a ele com perfeição e se encaixa sem problemas. A água não se importa com o formato do recipiente, ela vai tomar a mesma forma e seguir adiante, nunca travar, nunca quebrar, nunca tiltar, mas ser simplesmente livre, e vai saber aproveitar qualquer evento que venha a acontecer.

Alisson David Frangullys --- 18:52 GMT -3   17/JAN/2018

Editado em 19/JAN/2018 12:27  GMT -5



Nenhum comentário:

Postar um comentário