sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

18/365 - Aproveitar a caminhada



18/365
                          A vida é uma caminhada, e não uma corrida; tendo isso em mente é importante perceber que cada momento é único e especial, corroborando com a necessidade de tirar proveito do momento e despreocupar-se com o futuro. Isso tem implicações diretas com o processo de planejamento. Ao criar uma série de metas e objetivos para se obter um resultado final, você precisa seguir uma rotina, um ritual, e ao completar essa série você estará apto a chegar até o resultado almejado.
                       Porem essa excelência vem com um problema que deve ser observado a todo o instante. Por se ter um planejamento é comum estar com o resultado final em mente, mas o erro a ser observado persiste justamente em esquecer do presente e ficar com a cabeça apenas no possível futuro. Em outras palavras, é deixar de viver o momento. Muitos já disseram que o legal da vida é a caminhada até o ponto, e não a chegada ao ponto em si. Isso não é nada mais do que sabermos aproveitar os momentos que temos até chegarmos onde queremos, e jamais nos frustramos caso encontremos um obstáculo pelo caminho, pois se não estamos vivendo o único momento que realmente importa (o presente), não vamos saber lidar com as dificuldades desse momento, e nos frustrar ainda mais por termos de dar um contorno nesse obstáculo para chegarmos ao nosso ponto final. O que leva à nossa caminhada a ser mais pesada do que deveria ser, e muito menos proveitosa.
                     Focar no futuro é como focar nos problemas, você não vive as coisas boas que pode no momento e se ocupa em coisas que não deveriam ter tanta atenção quanto nós damos. É o mesmo que em uma viagem em família para praia, que foi excelente até o último dia, seja lembrada apenas pela briga em família que teve por causa de uma discussão sobre algo banal. Excluir todos os momentos bons que se teve nessa viagem é como deixar de viver, e esquecer as coisas felizes que se viveu, justamente por não se ter vivido o momento e aproveitado cada segundo dessa viagem como deveria ter sido, e sim focado a mente em coisas futuras, como a viagem de volta e etc.
                    Uma das coisas mais tristes da vida é você ter chegado ao fim dela e ter visto que nada do que você fez valeu a pena. Apesar da minha pouca idade, convivi com pessoas que me deixaram isso bem evidente. Por estarem sempre preocupadas em chegar ao ponto dos seus respectivos objetivos, não aproveitaram os momentos que tiveram durante essa jornada, e ao chegarem ao quase fim das suas vidas (mesmo tendo conseguido chegar onde queriam), se decepcionaram totalmente. Pois ou não conseguiram chegar ao ponto que almejaram, ou chegaram e não viram mais sentido, se sentiram enganados, pois não era como esperavam ou apenas viram que nada valeu a pena.
                  Por isso que já foi dito que o que se leva da vida é a vida que se leva, pois é assim que se evita uma das maiores dores possíveis. Não é sendo inconsequente apenas esperando a maré levar a vida adiante e não ter um planejamento futuro, mas sim por saber bem o próprio proposito, ter um plano para chegar lá, mas ser sempre maleável, não murmurando quando as coisas dão errado e sempre vivendo no presente momento, curtindo cada passo da jornada, seja ele com boas e felizes lembranças, ou com valorosas lições que a vida ensinou com o tempo.
                 Pois cada um tem o seu momento e o seu ritmo, mas saber aproveitar o tempo presente enquanto buscamos o nosso objetivo no futuro é uma das chaves para se viver bem e sem a preocupação de totalmente sistemático e se frustrado com os óbices da vida.
Alisson David Frangullys   -  18/JAN/2018   GMT -3   11:34

Nenhum comentário:

Postar um comentário