quarta-feira, 7 de março de 2018

59/365 - Bom senso


59/365

Apesar de incomodar muito, as pessoas acabam se tornando aquilo que os outros ao seu redor a tratam como. Isso é visível quando os pais tratam a criança como um bebe, ou como um adulto em desenvolvimento. Quando essa pessoa chega aos 10 anos o nível de maturidade diferente grandemente. Da mesma forma em empresas e em relacionamentos a forma como você trata o próximo vai influenciar a forma como ele age.


O paternalismo das empresas que em sua falsa “democracia” tentam demonstrar quem manda, fazem com que a vida do funcionário seja muito mais complicada do que deveria realmente ser. Para conseguir um pacote de pilhas para fazer um equipamento funcionar, o funcionário tem que se reportar ao chefe-supervisor para fazer o requerimento das chaves do almoxarifado e então preencher um formulário avisando quem foi, com a assinatura de todos os envolvidos, que precisou das pilhas, e o motivo para tal.


Enquanto a empresa não permitir o trabalhador realizar o próprio trabalho, e ficar criando limitações inoportunas e inúteis para a vida da pessoa que esta lá apenas para realizar seu trabalho, mas é impedido devido muita burocracia, e fica totalmente limitado, é como tratar este adulto como uma criança. A pessoa é um pai de família, sustenta a casa, mas tem que reportar ao seu chefe o motivo e quantos minutos ficou no banheiro, isso passa do ridículo.


Assim como em relacionamentos que é criada uma falsa necessidade e ocupação, as pessoas ficam presas a isso e começam a agir de tal maneira. Sabendo distribuir a liberdade e acreditar que a pessoa detenha o bom senso é o que se faz necessário para poder ser realmente livre e ter melhores resultados. Se você não acredita que a pessoa tenha bom senso em primeiro lugar, qual seria o motivo dela estar com você ou trabalhando para você?


Saber respeitar a liberdade é a outra face da moeda de ser livre, mas é isso que configura uma verdadeira democracia.


Alisson David Frangullys – 07/MAR/2018   17:17   GMT -5 (Texto para o dia 28/FEV/2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário