terça-feira, 13 de março de 2018

61/365 - Expandir ou comprimir



61/365

Desde o princípio digo que não há uma resposta definitiva para isso, pois vai depender muito do interesse e da necessidade de cada um, mas vou tentar analisar os dois lados da moeda e tentar indicar a melhor escolha para cada situação.

Entre se profissionalizar em uma área específica ou abrir mais portas com um conhecimento novo, fica a indecisão, e geralmente o hiato até a escolha ser feita. É melhor buscar um mestrado ou uma segunda graduação? É melhor aprender muito sobre um assunto ou pouco/razoavelmente sobre vários?

Há quem diga que é melhor você se tornar um profissional extremamente qualificado em uma área só, pois se você expandir vai acabar sendo raso em todos os campos. Assim como há quem diga que se tornar um profissional é desperdício de tempo, pois já há vários por aí que podem ser usados de referência em seus estudos, e o mais interessante seria ter uma visão mais holística ao invés de uma visão mais fechada. Mas qual é a verdadeira melhor escolha?

Vamos analisar o argumento de cada um, começando pelo de se tornar um profissional. O profissional domina sua área, e é referência naquilo que estudou e ajudou a criar conteúdo. É muitas vezes inovador, pois ao saber tudo sobre a área, acaba criando novos conceitos, teorias, e táticas para novas situações e paradigmas. Se acabar por aparecer um problema específico da área do profissional, ele é a pessoa mais indicada e qualificada para encontrar uma solução. Sobre o mercado de trabalho é extremamente abrangente e, portanto, impossível tentar quantificar e qualificar aqui; portanto vamos focar apenas na questão humana, de aprendizado e foco.

Por exemplo, seria melhor dominar todos os aspectos de uma língua nova, um instrumento musical, estudando e criando conteúdo totalmente inovador para esses, ou então saber várias línguas e a tocar diversos instrumentos, mas sem ter a minúcia de cada um?  Regendo essa mesma pergunta, a resposta nunca será clara enquanto não pensarmos na necessidade de cada individuo – que deve ser levada em conta para a tomada de decisão mais efetiva –

Você quer ser um guitarrista famoso ou quer tocar por hobby e criar as próprias músicas sem precisar de alguém? Você quer se mudar para um país e morar nele ou deseja viajar pelo mundo conhecendo vários lugares diferentes e migrando de tempos em tempos?

Você quer se tornar referência em um assunto para criar novo conteúdo, ou quer saber o suficiente para manter uma conversa e estar sempre informado nas coisas que lhe interessam?

Para algumas pessoas a resposta é óbvia, e interessantemente elas divergem de pessoa para pessoa, o que reforça que não tem como criar uma regra específica e geral, pois a necessidade de cada um é o que deve ser levado em conta para poder decidir.

Portanto, pense no seu propósito, e na sua função ao escolher entre se aprofundar em um assunto ou diversificar.

Não há a necessidade de se tornar um doutor em um determinado assunto para poder ter prioridade no que conhece, assim como não há a necessidade de ter um conhecimento extremamente raso sobre diversas coisas, e no final das contas não saber absolutamente nada sobre nada. Tomar as medidas em todas as coisas e tomar a decisão baseado nas próprias necessidade com coerência e inteligência é o caminho mais rápido para o sucesso.

Alisson David Frangullys – 13/MAR/2018   00:41   GMT -5 (Texto para o dia 02/MAR/2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário