terça-feira, 13 de março de 2018

62/365 - Entendendo o passado



62/365

Certamente você já parou para pensar “Nossa, eu deveria ter aproveitado mais meu tempo naquela época” algum dia. Nos deparamos com situações como a falta de tempo ao entrar no mercado de trabalho, durante a faculdade, ou quando constituímos nossas famílias. O saudosismo bate, e nos lembramos das horas desperdiçadas enquanto estávamos no ensino fundamental e médio, ou até mesmo durante aquelas férias que passamos na praia e poderíamos ter aproveitado melhor.

O fato é que, volta e meia nos lembramos de um período do tempo que já passou e pensamos como poderia ter sido diferente se tivéssemos aproveitado melhor o nosso tempo. Estudando ou literalmente aproveitando mais o momento em que estávamos, mas acabamos por nos preocupar em vão com coisas que estavam fora do nosso alcance naquele instante.

Viver no momento é uma tecla que eu bato bastante aqui nos meus textos, mas para tal, é fundamental você entender o seu passado, e aceita-lo. Como diria Jo Courdet “Para planejar seu futuro com seriedade, é necessário compreender e avaliar o seu passado”. Então se acalme, você pode recuperar o tempo que deixou para trás mal aproveitado, e para tal, só é necessário você entender sua própria história.

Começando pela nostalgia, é tentador ficar relembrando de momentos felizes e querer viver neles diariamente. De certa forma temos uma sede pela nostalgia, e tentamos reviver o nosso passado sempre que possível. Mas isso não deixa de ser uma ilusão. Cada momento é único e deve ser tratado como tal, nada que já passou vai voltar, e mesmo que aconteça exatamente a mesma coisa no futuro, não vai ser o mesmo que já foi um dia.

A felicidade mora no presente, pois é algo que você pode controlar e tomar todas as rédeas necessárias. O que já aconteceu ficou no passado, e não há maneira de reviver um momento assim, o futuro por sua vez é incerto e, portanto, incontrolável, mas as suas ações do presente vão construir bases sólidas para um futuro promissor.

Sobre o tempo perdido e a imaginação de como seria se tivesse aproveitado melhor o tempo, como por exemplo as pessoas que não levaram o ensino médio a sério, ou até mesmo a faculdade a sério, e tem uma falta de conhecimento/formação nos dias de hoje. Qual exatamente é a falha que você gostaria de resolver? Seria em aprender mais sobre geografia e história? Dominar a língua portuguesa talvez? Ou é nas ciências que o problema mora?  Seja onde for a falha que você gostaria que fosse embora, assim que você identificar exatamente o que gostaria de mudar, você pode tomar ações para torna-las diferente.

Assim que você identificar o problema, e criar um plano de ação para resolve-lo no presente, vai poder ignorar o pensamento de que poderia ter feito diferente, pois você estará tomando ações concretas e resolvendo problemas pendentes do passado, libertando-se das amarras antigas que permanecem na sua memória e tendo um caminho limpo para recomeçar.

Afinal de contas, nós nunca perdemos quando temos a mentalidade de aprender com os nossos erros. Pois se você tivesse o conhecimento que tem hoje quando cometeu um erro, não teria cometido tal erro; mas se você nunca tivesse cometido tal erro, nunca teria o conhecimento que tem hoje. Portanto não se martirize pelos erros cometidos, mas sim tire o melhor que pode deles para avançar para níveis mais complexos e difíceis que competem a você.

E seja grato, pois hoje foi lhe dado mais uma chance de fazer diferente e mudar o seu próprio rumo. E isso só depende exclusivamente de você, assim como o seu sucesso que ninguém pode conseguir por você, ninguém pode viver sua vida por você.

Vamos aprendendo e progredindo, passamos todos por situações semelhantes, mas quando entendemos alguns fatos, ao mesmo tempo estamos nos capacitando para seguir em frente e expandir os nossos horizontes. Entendendo e avaliando nosso passado, nos capacitamos para planejar coerentemente nosso futuro.


Alisson David Frangullys – 13/MAR/2018   09:35   GMT -5 (Texto para o dia 03/MAR/2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário