quinta-feira, 8 de novembro de 2018

79/365 - A confusão trás as verdadeiras recompensas

A confusão trás as verdadeiras recompensas

As coisas podem até não serem fáceis de fazer, mas comparando com quando você sabe o que tem que ser feito, e quando não faz ideia alguma do que fazer, são.

            Quando você tem uma lista de afazeres, as coisas fluem como forma de trabalho braçal e esforço muscular. Mas e quando a lista acaba? E quando você não faz mais ideia de que caminho seguir?

            É essa a diferença de uma graduação e um doutorado na esfera universitária. Quando você está se graduando você segue uma lista de matérias que foi determinada pela sua instituição de ensino. Mas quando você está fazendo a tese do seu doutorado, você tem que descobrir alguma coisa nova e estender o conhecimento humano sobre uma determinada área.

            Fugindo da área de ensino e aplicando isso no nosso dia-dia, temos momentos que não fazemos ideia do que fazer e de que caminho seguir. Continuar na mesma carreira ou tentar algo novo? Continuar morando no mesmo lugar ou se mudar? Ou quem sabe até mesmo se aventurar para outra cidade, estado, ou até mesmo um país diferente?

            É então que a verdadeira jornada começa. Quando as ideias já não saem mais no papel pois elas não existem, quando as certezas somem pois não há alguma, quando se quer fazer algo novo, mas não sabe nem por onde começar ou o que fazer a partir de agora.

            Se aventurar no desconhecido é muito mais do que seguir uma lista de afazeres, é descobrir de alguma maneira qual o caminho a ser seguido, e em qual direção deve começar a se guiar.  O verdadeiro trabalho começa quando você sabe que quer fazer algo, mas não sabe o que, nem como.

            Como uma nota pessoal, meu objetivo era escrever um texto por dia, mas depois de escrever mais de 70 textos eu simplesmente não soube qual caminho seguir mais, e fiquei estagnado, mas ainda assim eu sabia que queria continuar escrevendo. Sobre o que escrever quando as ideias já não aparecem mais e você passou a mensagem que gostaria de passar, mas quer concluir o objetivo estabelecido?

            É aí que começa o verdadeiro esforço, o trabalho real, encontrar uma saída para uma situação complicada e se sobressair em relação às dificuldades que você enfrenta. O sentimento de perplexidade e a noção de ter que completar um objetivo é o que vai te mover para frente quando este momento chegar. Não é desistindo dos seus sonhos e objetivos, e tentar algo mais simples e fácil, é continuar e encontrar uma saída para a dificuldade que você está enfrentando.

            O verdadeiro jogo começa quando você está sem noção alguma de como sair de como está, mas tem a certeza que tem que fazer algo a respeito disso. A maioria das pessoas nem mesmo começa, grande parte dos que começam desistem nas primeiras dificuldades, e grande parte abandona quando já não encontra mais uma saída. Os que se sobressaem e fazem a diferença são aqueles que persistem apenas com a certeza no coração de que algo deve ser feito. O verdadeiro dilema é encontrar uma solução quando tudo parece ser impossível e sem saída. 

Mas é aí que começa a vir a verdadeira recompensa.


― Texto baseado no seguinte poema de Wendell Berry: 

“It may be that when we no longer know what to do,
we have come to our real work
and when we no longer know which way to go,
we have begun our real journey.

The mind that is not baffled is not employed.
The impeded stream is the one that sings.”

Alisson David Frangullys – 08/NOV/2018   10:00   GMT -5 (Texto para o dia 20/MAR/2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário