domingo, 11 de novembro de 2018

82/365 - Ninguém nasce com o futuro já determinado

82/365
Ninguém nasce com o futuro já determinado

Como diz no livro “How to become a Master Student” – “It’s been said that human beings are rational creatures. Yet no one is born as a creative or critical thinker. These are learned skills”.

Uma tradução não literal para o português seria algo como: É dito que o ser humano é racional, mas ninguém nasce criativo ou com a habilidade do pensamento crítico. Essas são habilidades adquiridas e aprendidas

Muita gente não acredita ser capaz de dominar um assunto difícil simplesmente por não ser “bom o suficiente”. Dizem coisas como “Isso não é para mim” ou “Não é minha área”. Tem medo de se aprofundar em assuntos de ciências como física, química, e biologia dizendo que não tem a capacidade de aprender. Ou seja matemática, história, filosofia, ou o que for. Até mesmo atividades como costurar, atirar de arco e flecha, praticar um esporte, virar um atleta, um escritor, um pintor, ou qualquer coisa que almejam.

As pessoas têm uma visão errada de que certo grupo nasceu para ser bom em exatas, e outro grupo para humanas, e um outro para atividades manuais. É a mesma linha de raciocínio das pessoas que acreditam que algumas são inteligentes e outras não, que algumas pessoas nasceram para serem bem-sucedidas, e outras não. De que algumas pessoas merecem e outras não.

Sinto lhe informar, mas essa é uma crença popular errada que é proveniente das pessoas que não tiveram a coragem de dar a cara a tapa. A dificuldade é sempre presente, não importa quem você seja. Mas é com a força de vontade de aprender e quebrar barreiras que faz com que você aprenda algo novo.

Programação para computadores ou engenharia é difícil para todos, a diferença é que aqueles que se comprometeram para aprender tiraram horas preciosas do seu tempo para se dedicar a isso. Tiveram dúvidas relativamente simples, mas que depois de aprender muito mais sobre o assunto se tornaram triviais, e podem olhar para trás com orgulho de todo o conhecimento que adquiriram com o esforço que tiveram.

Assim como para médicos e filósofos, o princípio é o mesmo. Não existia um conhecimento natural, ninguém “nasceu sabendo”. As pessoas que são boas nessas áreas se dedicaram e se esforçaram para chegar aonde chegaram. E se do nada elas decidirem que vão fazer algo totalmente diferente da vida delas, vão ter que começar tudo de novo na questão de aprendizado, mas dessa vez vai ser um pouco mais fácil pois já tem uma bagagem de conhecimento para levar junto.

Você pode ser o que você quiser, mas tem que ter a noção de que para chegar ao topo, você estará vindo de baixo. É saber ter a humildade de dizer que não entendeu ou de que não sabe fazer tal coisa, e ir atrás disso. É como construir uma escada para chegar ao topo, mas é só construindo um degrau de cada vez, tijolo por tijolo, da base até o topo, e com esforço e dedicação finalmente chegará até o final.

O ser humano não é a criatura mais rápida, a mais forte, que pode voar por conta própria, que pode nadar e ficar debaixo da água por conta própria. Mas o que nos faz estar no topo da cadeia evolutiva é a capacidade de aprender e utilizar ferramentas. Essa é a capacidade que nascemos tendo. Mas para cada ferramenta é um aprendizado diferente, e um esforço necessário vai estar presente a todo momento.

Alisson David Frangullys – 10/NOV/2018   23:00   GMT -5 (Texto para o dia 23/MAR/2018)

Um comentário:

  1. Conformismo nos faz acreditar que nascemos com determinados dons, e somente para aquilo, infelizmente muitos pensam assim.

    ResponderExcluir