domingo, 11 de novembro de 2018

81/365 - Se sentir obrigado ou motivado é uma escolha sua

81/365
Se sentir obrigado ou motivado é uma escolha sua

Quando vivemos ao nível da obrigação, nós vivemos como vítimas, usando as palavras não a nosso favor, mas contra nós, como por exemplo nos dizemos que somos obrigados, devemos fazer tal coisa, temos que fazer isto ou aquilo. Quando vivemos num nível de comprometimento, as palavras nos motivam mais, ao invés de dizer que somos obrigados a fazer tal coisa, dizemos que queremos, nos comprometemos, almejamos, queremos, sentimos vontade. Essa mudança de vocabulário cria uma realidade bem diferente, e começamos a mudar nossos sentimentos e o nosso mundo interior.

Se você se sente obrigado a ir estudar, você já sai de casa derrotado e sem vontade. Mas quando você sai de casa querendo ir aprender em alguma instituição de ensino, você sai de casa alegre e motivado, esperando por aumentar a própria capacidade intelectual. Se você se sente obrigado a fazer alguma tarefa em casa, como por exemplo lavar a louça, o tempo parece interminável e as louças parecem inacabáveis. Se você se sente feliz por ter tido comida no prato sobre a mesa, e ter tido uma boa refeição, não vai se importar em lavar a louça, pois sabe que está a lavando pois teve o que comer para poder sujá-la.

As atividades não mudam, ir para a faculdade continua sendo ir para a faculdade assim como lavar a louça continua sendo lavar a louça, mas a sua percepção sobre a ação tomada e o comprometimento que está tendo com a atividade muda, em outras palavras, você muda. E quando você muda, tudo ao seu redor muda, o seu mundo muda. O interior é revertido para o interior.

Isso faz parte daquele velho ditado dizendo que se você trabalha com o que gosta, na verdade nunca terá que trabalhar um dia na vida, pois será um lazer. Se você enxerga todas as ações que você toma como um propósito em direção a algo maior que você almeja, então isso jamais deveria ser uma dificuldade tão grande que faça com que você pereça nos seus sonhos.

Se você viver completamente neste estado, você jamais vai estar gastando o seu tempo com atividades que não lhe são produtivas, pois você sempre terá em mente aquilo que realmente importa para você, a sua perspectiva sobre as coisas não vai mudar enquanto você tiver um objetivo e um sonho bem definido, assim como uma meta para chegar aonde quer chegar. A dor é apensa um empecilho momentâneo, assim como o cansaço.

Mas para isso é essencial que você saiba o que quer, e o que está pensando. Não deixar ser controlado pelos impulsos e pela vontade momentânea, mas sim observar cada pensamento de forma passageira, como se estivesse analisando um filme, e não apenas estar nele como um figurante.
Viver sob tensão e com grande ansiedade é parte de estar vivendo em segundo plano, sem estar observando o que se pensa e sente. Algumas vezes nós criamos expectativas sobre coisas e eventos antes mesmos de que eles aconteçam, as vezes nem percebemos que temos essas expectativas, e elas nos geram ansiedade. E quando se vê, está dominado pelo sentimento.

Por isso entre escolher ser um figurante odiando a vida que se leva, e escolher o que se faz e observar o que se pensa e sente, saiba que cada uma dessas opções vai lhe trazer um resultado bem diferente. Pense por si mesmo, duas pessoas vivendo cada uma de uma forma diferente como descrita neste parágrafo, qual seria a diferença dela em 5 ou 10 anos? E qual você gostaria de escolher pra você?

Seja qual escolher, saiba que é uma escolha que se faz no agora, e não amanhã.



Alisson David Frangullys – 10/NOV/2018   20:39   GMT -5 (Texto para o dia 22/MAR/2018)

Um comentário:

  1. A mudança tem que vir de dentro para fora, o que torna tudo mais difícil. Admitir que está errado e trabalhar nisso, é para poucos, tampouco temos uma sociedade tao desmotivada.
    :*

    ResponderExcluir