domingo, 11 de novembro de 2018

83/365 - Humildade no aprendizado para seguir adiante


83/365
Humildade no aprendizado para seguir adiante

            Ser honesto em dizer que não sabe, ou que não tem certeza sobre algum assunto, não é nenhum pecado mortal, mas é algo que a nossa sociedade tem pavor em ouvir. Temos um desejo quase que sexual por respostas rápidas e de frases que possamos usar como referência, e temos até uma certa pressão para ter uma resposta concreta sobre algum assunto em segundos.

           
             Mas nessa mesma sociedade vemos que as pessoas adoram ser a detentora da verdade e de fatos, em discussões cada vez mais intolerantes com aqueles que tem uma visão diferente, acusando até mesmo a capacidade intelectual do outro como “inferior” por não dividir da mesma visão do outro, criando assim divisões de um povo que deveria ser unido, mas que se separa em suas verdades absolutas de todos os lados.


            É mais corajoso e incomum admitir que não se sabe, tanto para si mesmo quanto para os outros, e tomar tempo em ir pesquisar, aprender e se informar. Considerando outros pontos de vista e cuidadosamente analisar os fatos disponíveis, e pensar sobre o assunto em questão, seja ele qual for. Pois apenas com a vontade de abraçar o desconhecido, é que uma sociedade que aceita meias verdades e quer rapidez nos resultados terá a oportunidade de progredir.


            Não é preciso ter a ideia mais inovadora de todas, nem mesmo ter que se informar tanto quanto um doutor no assunto para se tirar uma conclusão e conseguir contribuir com o conhecimento, até mesmo porque dizem que não existem novas ideias, apenas novas formas de combinar ideias antigas. Onde a criatividade é a habilidade de fazer novas combinações de ideias, sempre de mente aberta para novas descobertas e a humildade de ouvir pontos de vistas diferentes do seus.


Alisson David Frangullys – 10/NOV/2018   23:27   GMT -5 (Texto para o dia 24/MAR/2018)

Um comentário: