domingo, 18 de novembro de 2018

85/365 - Você é bem sucedido?


85/365
Você é bem sucedido?


A forma como você vê as suas escolhas e aonde está neste momento da sua vida é um indicativo muito importante de como você está em relação ás suas escolhas passadas, contudo, não deve ser usado como autojulgamento se martirizando negativamente para sempre.




Muito do que é considerado sucesso e fracasso, são construções que criamos ao longo de nossas vidas, algumas pessoas por exemplo valorizam o dinheiro, outras, família, mas de qualquer forma, em comum temos nossas crenças pessoais, e julgamos a nós mesmos bem-sucedidos ou não baseado no que acreditamos.


É errado acreditar que exista um padrão universal ou nacional para isso, pois cada um enxerga diferente o mesmo ponto de interrogação. O que você acredita ser necessariamente algo excelente em direção ao sucesso, pode ser considerado lento e ineficaz para outras pessoas, segue o exemplo


Meu primo está cursando engenharia da computação em uma das melhores instituições federais do país, ele entrou aos 22 anos, e ano que vem terminará o curso aos 26. Conhecendo a história difícil que ele teve, se mudando do norte do país com apenas uma mochila nas costas para morar em um outro estado totalmente desconhecido para poder estudar, eu o considero bem sucedido. Agora, se perguntar a ele se ele se considera bem sucedido ou não, a resposta é indefinida, depende de como ele vê o que é ser bem sucedido, e se está alinhado com o conceito de crenças dele.


Eu vejo por mim, estarei graduado nos estados unidos em 2 cursos diferentes, engenharia elétrica e física, aos 26, e fluente em 2 idiomas, mas não vejo que eu seja bem sucedido por causa disso. Vejo o meu instrutor do curso que, aos 24 anos, está fazendo seu PHD em engenharia elétrica, já formado também em física, e fluente em 3 idiomas, com um emprego garantido para ganhar cerca de 35 mil R$ por mês ao terminar o PHD. Enquanto eu ainda estou entregando pizza quando tenho algum tempo livre para ter dinheiro para comprar comida, e continuo buscando estágio na minha área.


Eu vejo claramente os erros que cometi durante minha adolescência e da fase inicial da vida adulta. E por muito tempo me culpei muito por eles, em relação à onde estou e a onde poderia estar hoje se tivesse agido corretamente. A questão é que eu fiz o melhor que eu pude com o conhecimento e ferramentas que eu tinha disponíveis na época, e foi apenas com essa série de erros que eu consegui aprender e me tornar a pessoa que eu sou hoje.


Se eu ficar para sempre me colocando para baixo pelos erros que eu cometi no passado, jamais vou poder perceber aonde eu estou hoje, e como poderei chegar a onde eu quero chegar.


Não adianta chorar pelo leite derramado, dizia a minha vó para uma criança confusa e chateada pelos erros que tinha acabado de cometer, e aprendera da pior forma que foram decisões ruins e que não deveriam ter sido feitas, mas ela estava extremamente certa me explicando isso em sua forma simplista.


Principalmente na idade que eu tenho hoje, 23 anos, eu tenho uma gama de amigos em estados extremamente diferentes uns aos outros, para citar alguns exemplo:


Tenho amigos que não terminaram o Ensino Médio.
Amigos que vão se formar este ano.
Amigos formados e que já estão trabalhando, alguns em suas áreas, outros em áreas diferentes.
Amigos que estão casados.
Amigos que serão pai.
Amigos que moram sozinhos.
Amigos com planos para ir morar fora do país, sozinhos ou com a namorada.
Amigos que só podem sair a noite com a autorização dos pais e com antecedência
Amigos que vão para a balada e se drogam TODO final de semana
Amigos que são crentes praticantes da igreja.
Amigos ricos que gastam dinheiro sem se importar
Amigos extremamente pobres que mal conseguem dinheiro para comprar comida e para ir trabalhar
Amigos com saúde perfeita, outras extremamente doentes.
Amigos extremamente talentosos em desenhos, músicas, ciências, programação, espiritualidade, corpo humano, fluentes em outras línguas, e outros que não tem nenhuma dessas habilidades ainda, que na verdade mal sabem o português correto
Amigos que sabem o que querem fazer da vida, e outros que não fazem a menor ideia.


Cada um tem uma história diferente, erros e acertos incluso. Querer dizer que um é bem sucedido e outro é um fracassado é um absurdo. Ninguém tem a vida descoberta com um manual de instruções, a maior beleza da vida é que não há um único caminho para se chegar ao ponto final. Na verdade, não há nem um ponto final. Pessoas diferentes querem coisas diferentes, e elas mudam de ideia o tempo todo. Somos seres extremamente complexos e com histórias únicas, e é isso que nos torna especial.


Querer julgar alguém por causa de uma habilidade, uma opinião política, a situação financeira atual, ou qualquer outra coisa, é uma besteira imensa. E quando digo julgar alguém, este alguém incluí a você mesmo. Use a sua história como um parâmetro de como você estava antes e como está hoje, apenas. Assim você pode saber se as suas ações passadas estão te levando para um caminho que você quer seguir, ou que você quer evitar. É apenas um indicativo de como as coisas estão indo, e não um estado sem mudanças, final.

É você lembrar de quem era em todas as fases da sua vida, e saber quem você é hoje. E tanto nos erros quanto nos acertos, você é um conjunto de todas as versões que existiram. Por isso é tão importante saber qual é a sua melhor versão, e ir em busca dela com toda garra e vontade que se consegue reunir.

O sucesso é uma escolha pessoal, seja ela qual for, vem das nossas experiências pessoas, e não da escolha dos seus pais, parentes, amigos, ou cônjuge. Vem de dentro e fala com o seu íntimo, a sua alma. E não existe apenas uma oportunidade de ser bem sucedido, existem infinitos caminhos para tal. Por isso ficar remoendo o passado é apenas mais um erro que evita você de ser bem sucedido. E saber disso é também um aprendizado. Não fique achando que você está ficando maluco, ou que está errado, apenas por ter padrões diferentes de assimilação quando comparado com as pessoas ao seu redor. É você quem define as suas metas de sucesso pessoal, você não precisa de ninguém te dando tapinha nas costas, muito menos de alguém para lamentar por ou com você.


Essa é uma jornada muito árdua e até mesmo solitária, pois você é o único representante do seu desejo de qualidade de vida. Obviamente não é uma jornada fácil, mas agora você sabe que depende apenas de você mesmo. Mas da mesma forma que é difícil, é gratificante, você apenas vai ter que fazer por onde.


Se você não se considera bem sucedido, pare de culpar o passado imediatamente, ele não determina mais nada em sua vida, em fato, ele está muito longe do seu controle. Foque no que você pode fazer a partir de agora, com todo o conhecimento que conseguiu adquirir com suas antigas versões, para se tornar a sua melhor versão, dando ao menos um passo em direção a essa sua versão todos os dias.


Alisson David Frangullys – 18/NOV/2018   16:00   GMT -5 (Texto para o dia 25/MAR/2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário