quinta-feira, 22 de março de 2018

67/365 - Acorde e viva



67/365


O consentimento do fracasso é algo que só é percebido quando alguém aponta isso para você. As pessoas não realizam nem um terço do que são capazes com as suas capacidades inatas ou adquiridas, mas como elas não estão sozinhas (em verdade, a sociedade toda está junto nisso), ficam todos quietos numa espécie de acordo silencioso que diz o seguinte “Não aponte minha falta de comprometimento que eu não aponto a sua” e seguimos assim a vida.


Sem dúvida a perda que a humanidade tem com esse tipo de atitude é gigantesca, pois ao invés de estarmos nos desenvolvendo e realizando coisas, estamos dormindo acordados e vendo nossas vidas passando como meros espectadores dos eventos, ao invés de ser um agente que está participando dessa passagem. Infelizmente queremos viver uma vida como se tivéssemos 1000 anos, enquanto que não temos nem 10% desse tempo para realizar as coisas que almejamos com efetividade.


É preferível arranjar alguma forma de desculpa conveniente do que realmente colocar as mãos para trabalhar naquilo que mais desejamos. Dizer que o trabalho usa todo o seu tempo livre, ou que se é uma dona de casa compromissada de mais para poder realizar as tarefas são indicadores disso, e ironicamente quando essas desculpas não estão mais presentes na nossa vida (como por exemplo férias ou alguém começa a nos ajudar com as nossas tarefas), temos que enfrentar a verdade, de que estávamos apenas dando desculpas para não realizar o que planejamos.


Não obstante, o fracasso que está inerente na nossa mente querendo ser plantado é hábil em se adaptar a qualquer situação. Culpando o ambiente, o clima, a situação financeira, o tempo, a falta de vontade ou qualquer outra coisa. Apenas percebendo essa vozinha na nossa mente dizendo essas mentiras é que vemos o quão podemos ser inimigos de nós mesmos, em verdade, o maior inimigo que temos somos nós mesmos. Basta que não nos vigiemos e seremos dominados pelos nossos instintos mais primitivos, buscando o prazer e fugindo da dor.


Não tem receita mágica para evitar que as sementes do fracasso se instalem na nossa vida, mas ao perceber que elas são reais e que estão preparando algo a todo instante que não nos permita desenvolver todo o nosso potencial, podemos lutar contra ela. Enquanto somos cegos para isso, somos apenas espectadores adormecidos da nossa vida, que vai passando e os sonhos acumulando e juntando poeira, fazendo com que no final percebamos que não realizamos nem modestamente parte daquilo que tínhamos planejado. E o mais triste de tudo, que deixamos nossos sonhos escapar e fomos vencidos pelo fracasso, que se enraizou na nossa vida de tal forma que perdemos muito tempo (que é algo que não pode ser recuperado)

Texto baseado no livro de Dorothea  Brande, acorde e viva!

 Alisson David Frangullys – 22/MAR/2018   02:32   GMT -5 (Texto para o dia 08/MAR/2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário