sábado, 3 de fevereiro de 2018

33/365 - Consistência



33/365

                A consistência é mais importante que manter o padrão de qualidade, é um erro esperar apenas pelo “momento certo” para agir nas coisas que você julga como importante.
                A pessoa que fica esperando por inspiração, ou por condições ideais dificilmente vai conseguir construir algo que ela mesmo julgue necessário e importante para o próprio futuro. Se alguém quer fazer uma dieta, mas espera estar com condições perfeitas e idealizadas para começar, ela dificilmente vai começar algum dia na vida, ou talvez até comece, mas assim que a primeira dificuldade vier e fugir dos padrões de “perfeição” esperados vai retomar aos hábitos antigos e esquecer da dieta. A primeira coisa que você deve por na sua cabeça é que não tem condições perfeitas para começar algo que é importante para você. O projeto por si só é a única condição perfeita e necessária.  O importante não é pintar a capela sistina a cada tentativa, mas sim estar lá dia pós dia, dando seu esforço e dando um passo a mais em direção àquilo que é importante para você. No caso da dieta, você pode perder 50 gramas em um dia, mas é 1,5kg em um mês. E isso são 18 Kg em um ano inteiro, mas se esforçando um pouco por vez, todos os dias sem falta.
                O problema de querermos fazer as coisas nas condições ideais e perfeitas é o imediatismo, pois sabemos que estamos bem, com vontade, e animados; isso significa que quando começarmos essa tarefa iremos colocar muito esforço e ver algum resultado surgindo assim que acabar essa energia toda disponível, enquanto que perder 50g por dia, no caso da dieta acima, você não vai nem notar que houve uma diferença, pois, os frutos maiores você vai colher com o tempo. Mas isso é apenas uma armadilha, pois raramente você vai ter toda essa energia disponível e estar bem o suficiente para manter uma rotina de muito esforço. A preguiça sempre vai vir, a dor sempre será presente, a falta de vontade vai estar te esperando a cada dia, mas a consistência é a chave para ignorar tudo isso, e fazer o que tem que ser feito, independente das condições, faça chuva ou sol, você está lá se mantendo firme e forte. Nem que sejam passos pequenos, mas eles estão te levando a algum lugar, enquanto que esperar pela condição ideal só vai te deixar no mesmo lugar para sempre, te afastando cada vez mais dos seus propósitos e objetivos.
                Alguns dias você verá que até rendeu mais do que esperado, alguns dias vai se surpreender com o resultado extremamente positivo, pois conseguiu atingir um novo limite, e no dia seguinte vai ter que no mínimo atingir aquele limite mais uma vez, e consistentemente vai avançando em direção ao que realmente é importante para você. No seu próprio emprego você sabe que tem que estar lá no horário marcado, chovendo ou não, se sentimento bem ou não, feliz ou triste, você simplesmente vai, pois a sua sobrevivência depende disso. Mas como o nosso proposito não é a nossa “sobrevivência direta”, postergamos ele como se fosse menos importante que a nossa sobrevivência. Por isso é comum de se ver frases motivacionais dizendo que você tem que dar tudo de si como se a sua vida dependesse disso, pois você não deixará que a resistência contra você para fazer o que tem que ser feito seja maior do que a sua capacidade de fazer, pois afinal de contas todas as nossas limitações são da nossa mente, criadas por nós mesmos para evitar a dor, mas como uma faca de dois gumes, evita nossa glória também.
                A melhor ferramenta para começar o que você sente real desejo de fazer é aquela que você tem em mãos agora. Não precisa esperar a melhor ferramenta do mundo para fazer aquilo que você quer e começar seus projetos e ir em busca dos seus sonhos. Não precisa encontrar as condições ideais, nem as pessoas ideais. Essas coisas acabam vindo para nossas mãos quando já estamos na nossa caminhada; elas simplesmente aparecem, assim como as oportunidades, que jamais apareceriam se não estivéssemos nos preparando dia pós dia nessa guerra interna contra as desculpas que criamos para não fazer o que tem que ser feito. Nós nos capacitamos de tal forma que no final dessa jornada que algumas pessoas vão dizer que “nascemos para isso”, pois como elas viram o seu sucesso e viram que é possível vencer toda essa resistência, mas usar como uma desculpa para elas não estarem lá fazendo o que deveriam estar fazendo, pois dar uma desculpa para não fazer é extremamente mais fácil do que ir e fazer, nem que seja um passo minúsculo. Para chegar do ponto A ao um ponto B, mais elevado, sempre vai ser difícil, não importa a circunstância, a dificuldade sempre estará lá. A única coisa que vai fazer você ir de um ponto a outro mais elevado é o seu comprometimento e real vontade, sem desculpas e sem deixar que os fatores externos sejam mais fortes do que o seu objetivo, não importa qual seja a circunstância.
                É um caminho muito doloroso, e até mesmo solitário, pois você está deixando o seu ambiente comum para chegar a um ponto melhor, e infelizmente alguns de seus amigos e familiares não vão lhe acompanhar, e mesmo sem que eles percebam, vão tentar te puxar de volta para o ponto A onde você estava, pois é onde eles estão – continuar na mesmice é muito mais confortável e fácil. Chega um ponto de nossas vidas que percebemos que se quisermos ser realmente felizes temos que seguir adiante, e se aqueles que estão conosco não estiverem dispostos a pagar o preço para ir ao ponto B, ficarão no ponto A. E apesar de toda a dor e solidão que tem no caminho, quando você chega a onde quer você vai encontrar mais oportunidades e outras pessoas que chegaram no mesmo ponto mais elevado que você está agora, mas isso só acontece quando você chega lá, através do suor e da dor, enfrentando cada instinto e preguiça te dizendo que é mais fácil assistir mais um episódio ou filme no Netflix do que ir a luta atrás do que realmente importa. Mas entre essa felicidade momentânea e a felicidade real, com aprendizados valorosos, a melhor escolha é óbvia, pois essas felicidades momentâneas são apenas ilusões, e aquela tristeza que sentimos durante a noite e incomodo com nós mesmos é só um sinal disso.
                Não deixe aqueles seus projetos importantes que já estão na gaveta a algum tempo continuem na gaveta esperando “o dia certo para começarem a ser desenvolvidos”, como eu já disse aqui, esse dia não existe, você quem precisa criar ele. No final todos querem vencer na vida, mas é visível aqueles que pagam o preço para isso, pois são esses que conseguem. A vida é extremamente justa, colhemos tudo aquilo que plantamos, por isso precisamos parar e prestar atenção no que estamos fazendo e começar a tomar real ação para as coisas, sem ilusões do que está a vir pela frente, e sem ilusões de que haverá um momento mágico e divino que fará com que tudo seja extremamente simples fácil, mas sabendo que no final de tudo, a dificuldade traz facilidade.

 Alisson David Frangullys – 03/FEV/2018  01:46  GMT -5            Texto para o dia 02/JAN/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário