quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

44/365 - Egoísmo



44/365

O egoísmo é um fator limitante na vida de qualquer ser-humano. É causador de eventos que não permitem o próprio crescimento do indivíduo, como a timidez e a necessidade de afirmação social. Ele tira a liberdade que alguém poderia ter e coloca fortes correntes invisíveis limitando todo o potencial e minando o futuro de quem é dominado por ele.

Ser egoísta é usar uma máscara, e esperar que você seja aceito e amado por estar representando alguma coisa com essa máscara. É a necessidade em si de ser aceito, e para tal, vai tomar atitudes que demandam muito de si. Mas tudo isso não passa de uma falsidade, uma necessidade criada. Uma maneira de obter autoestima e evitar os caminhos complicados da vida que levam à verdade, é não admitir os próprios erros e querer viver numa ilusão criada pela própria mente.

Quando você aprende a aceitar quem você é, você pode fazer as mudanças que deseja para se tornar uma pessoa melhor, mas para isso você não pode fingir algo que não é. O amor que você precisa começa com o que vem de dentro, e fica evidente aos que aprendem isso que, depois ele se projeta externamente. É aprender a lidar com os sentimentos difíceis, e continuar resiliente em pé. Quem se sente mal sozinho, é porque está em má companhia, e isso é o que deve ser mudado, não procurar alguém para preencher um possível vazio; Pois, ninguém é uma metade ou tem um real vazio por dentro, somos seres únicos e completos por natureza, mas isso é um estado que se chega trabalhando dia pós dia sobre, e a compreensão e síntese disso vem quando o amor próprio chega.

Não adianta querer se fazer de coitadinho, pois as dificuldades da vida vêm da mesma forma. Não importa se você é rico ou pobre, introvertido ou extrovertido, você vai ter que lidar com isso cedo ou tarde. E aqueles que colocam toda a força para continuar seguindo em frente em alguma coisa além de si mesmo, está dando todo o poder de controle da própria vida ao acaso, e o acaso não liga para você. Tomar controle da própria vida é a única forma de efetivamente conseguir seguir em frente. E usar máscaras, sejam qual for, vai limitar o seu crescimento a esta máscara, pois ela vai ficar presa em você.

Se alguém te ofende, é porque você aceitou a ofensa, é seu ego machucado incomodando. Quando você está ciente de quem você é, ofensas externas não te afetam, pois você não necessidade de afirmação de ninguém para saber o que e quem você é. E quando você tem essa mentalidade, muitas necessidades que nós mesmos criamos desaparecem. Pois como já diziam os antigos, o ego é o falso amigo.

A própria companhia deve bastar para satisfazer a solidão. Mas como um processo, você deve amar a si mesmo primeiro, e para amar a si mesmo, você deve conhecer a si mesmo. E conhecer a si mesmo é uma tarefa extremamente difícil, pois olhamos nossos erros e não queremos admiti-los, pois o ego que criamos acaba sendo mais forte do que a nossa vontade de mudar. Mas um provém da pureza, e do vazio completo, te levando à paz interior, e o outro é um falso amigo, que vai te levar à destruição e a própria ruína.



Alisson David Frangullys – 14/FEV/2018   16:08   GMT -5 (Texto atrasado para o dia 13/FEV/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário