quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

45/365 - Uso adequado do tempo



45/365

Este é um texto um tanto quanto fora do convencional, e eu acho este assunto muito interessante, por isso vou acabar editando este post mais para frente e o deixando mais completo, mas para manter a meta de 1 texto por dia vou postar mesmo que não esteja da forma que eu gostaria que estivesse, mas deixar o núcleo principal dele aqui. Este primeiro parágrafo será deletado quando este dia chegar.


A única coisa que realmente todos nós temos são 24h no dia, seja você rico ou pobre; compartilhamos desse mesmo benefício. O que fazemos com as nossas 24 horas, entretanto, é totalmente dependente das nossas escolhas. Recentemente eu estava analisando um evento ocorrido no meu círculo social. Uma amiga estava trabalhando para comprar a câmera dela e seguir com a carreira de fotógrafa, a câmera em questão custou ela cerca de R$ 3.500, o que por sua vez foram 3 meses de trabalho juntando praticamente todo o dinheiro recebido. A câmera foi comprada nova na loja depois do esforço dela, mas para ser mais realistas, vamos dizer que ela gastou 4 meses de trabalho para comprar a câmera, pois houve outros gastos para a manutenção da vida para poder continuar trabalhando, como a compra de roupas adequadas para trabalhar, alimentação, transporte, e etc.


Um outro conhecido, que mora nos estados unidos, comprou uma câmera equivalente, pelo preço de 200 dólares (equivalente a R$660,00 na época). Quando eu digo equivalente, é basicamente a mesma câmera, produzida por outra companhia, e não uma versão “mais barata” do produto, é literalmente equivalente. Ele comprou usada, em um achado super incrível num site de compras e vendas. O antigo dono tinha comprado a câmera para tirar fotos durante o tempo que ele estava no Iraque pelo exército, e cuidou da câmera com todo o cuidado que alguém poderia, o estado dela é praticamente novo. A grande diferença aqui, é que ele demorou 2 dias do trabalho dele para comprar, ao invés de 120 dias que a minha amiga levou.


Sim, não estou contando manutenção da vida no caso dele pois ele precisou de apenas 2 dias, o que se torna irrelevante quando comparado aos 120 dias dela. A câmera que ele comprou era sim usada (e o preço que ele pagou foi extremamente barato mesmo para os padrões do lugar que ele mora, então foi realmente um achado). Mas apesar dessas diferenças, o as duas câmeras são basicamente as mesmas, e o tempo que ele levou foi 1.66% do tempo que ela levou. Vamos ser conservadores aqui, e dizer que foi 2% do tempo (equivalente a 3 dias). A diferença é absurda. E só para adicionar como uma nota adicional nesta história, ele gosta do trabalho dele, e mora a 20 minutos de distância, ela só gostava durante o primeiro mês de trabalho, e morava cerca de 1h e 30 de distância do trabalho. Então se formos colocar em horas em função do trabalho (adicionando o tempo de deslocamento de cada um e comparando o total de horas trabalhada + deslocamento, esses números ficam ainda mais evidentes)


Superficialidade seria se limitar a esta história, reclamar sobre a situação econômica do Brasil, e ficar consternado. Mas faremos melhor que isso. Vamos tirar uma lição extremamente importante disso, que obviamente não é apenas ficar brabo com nosso país.


Como dito no inicio do texto, todos nós, independente do país que moramos, compartilhamos da mesma propriedade, que é o tempo. Podemos vender nosso tempo, alguns por qualificação profissional e por oferta e demanda tem um preço alto pelo próprio tempo, outros por falta desses tem um preço menor. Contudo, comprar nosso tempo de volta é algo impossível.


Por isso, viver no piloto automático (no caso da história, apenas vivendo para trabalhar e juntar o dinheiro), deixando as coisas que realmente são importantes para nós é algo aproximado da própria morte. E isso é algo que fazemos todos os dias. Usamos o nosso tempo de uma maneira que não nos tornamos melhores como pessoas a cada dia. Desperdiçamos mais do que aproveitamos do nosso tempo. Se pergunte quantas horas você passou esta semana em redes sociais (todas elas), assistindo seriados (ou qualquer atividade passiva de assistir) ou fazendo qualquer outra coisa que só traz um prazer momentâneo, e quantas horas você investiu em si mesmo. Investir em si mesmo de forma ativa, como qualificação profissional ou pessoal; seja em estudo para desenvolver uma habilidade nova ou melhorar uma que já tem, ou lendo algum livro que você realmente aprenda algo e leve consigo durante a vida.


Quando vivemos apenas para ter pequenos prazeres momentâneos, e somos infelizes durante o resto do nosso tempo, dificilmente essa situação vai mudar. Pois o emprego ruim vai continuar sendo ruim, e vamos ficar ansiosos todos os dias para ir embora do lugar que trabalhamos para fazer algo que nos dê um prazer momentâneo, que no instante que está sendo feito é excelente, mas que na realidade também é algo ruim, pois estamos estagnados; e a tendência é continuarmos para sempre neste ciclo, tendo a ilusão de que “ao juntar certa quantia de dinheiro para comprar tal coisa” ou que “em tal momento vou ter tempo/oportunidade de fazer aquilo”. Muitos dos textos escritos antes desse aqui no blog falam sobre isso, é algo que não tem como eu focar mais atenção do que isso. Não é conseguindo tal quantia de dinheiro ou objeto, ou ficar com tal pessoa no futuro que vai nos trazer felicidade. A felicidade é algo que vem de como vivemos a nossa vida, e não do que vamos conseguir ter no final dela.


Se você não explorar os seus limites, se esforçar de ir do ponto A ao ponto B, e vencer a preguiça e resistência (veja o texto de número 31 e depois o 33), você não vai sair do lugar nunca. Vai continuar tendo uma vida ruim, e quando chegar ao final de tudo, vai ver que na realidade você nunca saiu do lugar. O que eu estou dizendo aqui não é que você vai ter uma vida miserável para sempre porque nasceu em um lugar com menos oportunidades – se foi isso que você entendeu lendo este texto até agora é uma prova de que você precisa melhorar e muito a sua capacidade cognitiva e de interpretação de texto! Mas está e vai ficar tudo bem se você fizer isso, e estou aqui pra ajudar! –
Mas sim que é você quem cria as suas oportunidades, como dito em muitos dos outros textos já postados aqui. Você acaba criando a própria realidade quando aplica a metodologia correta e a força de vontade necessária para tal. É uma caminhada, e é extremamente difícil, talvez a coisa mais difícil que você tenha que fazer durante a vida, mas é uma que você pode ter certeza que vai valer a pena.


A cada dia que você passa sem aprender alguma coisa, é um dia perdido, mesmo que você ganhe dinheiro neste dia. Pois tomando como exemplo a história do começo do texto, tem sempre alguém que vai estar fazendo mais dinheiro que você. Em fato, creio que isso seja verdade para 95% da população, enquanto os outros 5% realmente ganham absurdas quantidades de dinheiro (como 100 milhões de dólares para cima), e só com quantidades realmente gigantescas de dinheiro é que vale apena gastar o próprio tempo em função do dinheiro, pois com tanto dinheiro assim você pode mudar a vida de milhares de pessoas de uma só vez de forma positiva. E mesmo assim, as pessoas que fazem tanto dinheiro assim, você pode ter certeza que elas estão aprendendo alguma coisa nova todos os dias. Se você tem alguma dúvida disso leia os livros de Napoleão Hill. Resumindo, ele fez entrevistas com mais de 1000 pessoas que compões esses 5% da população que faz muito dinheiro, todas elas têm o costume de passar (no mínimo do mínimo) 1 hora por dia lendo, e aprendendo algo novo DIARIAMENTE. Pois eles sabem o valor do aprendizado, e só estão onde estão pois aprenderam muito com o passar do tempo.


O aprendizado é uma atividade gradativa e constante. Não é algo que você vá e faça um curso de 4 horas e se torne um especialista, na verdade quando você ver algum desses cursos pode ficar prontamente atento pois é uma forma de ganhar dinheiro falso das pessoas que acreditam nisso. Todas as pessoas que fizeram seu nome durante a história trabalharam muito para isso. Nenhuma pessoa que fez algo realmente importante ou tanto dinheiro assim tinha o pensamento de chegar em casa do trabalho ruim e chato e fazer algo para sentir um prazer momentâneo, como ir para um clube, bar, ou para casa procrastinar. Elas geralmente usavam a situação ruim que elas encontravam na vida como combustível para seguir adiante em busca de concretizar os sonhos delas, de se tornar quem elas queriam realmente ser, seja no campo profissional ou no pessoal. Elas iam até o limite delas buscando com todo o coração o que queriam, e não se conformavam com a situação ao seu redor. Por isso ficar apenas culpando a situação econômica do nosso país para ficar cometendo os mesmos atos preguiçosos e postergando o que realmente é importante não passa de um ato de covardia.


Temos total poder de mudar nossa própria vida, e ao fazer isso mudamos também o ambiente que convivemos e as pessoas ao nosso redor. Ao fazer isso algumas coisas interessantes começam a acontecer com aquelas pessoas que fazem parte do nosso círculo social. Ou inspiramos elas a serem pessoas melhores como estamos lutando para fazer por nós, e consequentemente elas começam a tomar as mesmas atitudes que eu disse aqui no decorrer do texto, ou elas começam a te odiar por ter mostrado que é sim possível sair da situação que está e chegar a um patamar mais elevado pelo próprio esforço, o ódio vem pois elas vão ver que elas poderiam fazer exatamente o que você está fazendo e daria sim certo, mas por você mostrar isso pra ela é como dar um espelho que revela que elas são limitadas pela própria preguiça, e só não melhoram porque não querem.
Ou então essas pessoas ficam para trás, e acabamos por nos relacionar com as pessoas que já saíram do ponto A e chegaram ao ponto B, pois assim como nós elas enfrentaram todas as dificuldades necessárias para chegar a um patamar mais elevado.


De uma forma ou de outra, é somente através do nosso próprio esforço que isso vai acontecer. Algumas pessoas vão se animar e querer te ajudar, e assim ajudar a elas mesmas. Algumas pessoas vão querer te atrapalhar, seja ou por medo de perceber que o próprio fracasso que ela teve durante a vida até o momento é culpa dela, ou por medo de te perder, pois ela sabe que quando você for para um lugar melhor, ela vai acabar ficando para trás se não vencer a preguiça e ir com você, e então vai tentar te segurar no fracasso junto com ela. Infelizmente o meio é assim, essas pessoas que sentem a nossa falta e nos fazem mal involuntariamente existem aos montes, mas se mesmo mostrando a realidade para elas, e decidirem ficar no fracasso, é uma escolha totalmente delas, pois você fez a sua parte.


Uma ilusão do parágrafo acima, contudo, é achar que só vamos conseguir chegar a um ponto mais elevado das nossas vidas quando alguém nos ajudar de alguma forma e nos manter motivados. Mas isso é uma mentira, já disse durante este texto e vou repetir, a única pessoa que vai fazer você melhorar de vida é você mesmo. Ficar esperando alguém te ajudar, ou algum evento específico acontecer para começar a fazer essas mudanças é a própria preguiça e resistência querendo que você fique no mesmo nível e dali não saia.


Não se esqueça, a cada dia que você passa sem melhorar a si mesmo, é um dia perdido. Apesar de ser uma imagem equivocada por motivos matemáticos, ela ilustra de forma de fácil entendimento um dos pontos principais deste texto, que é o uso adequado do nosso tempo.


https://www.chinasmack.com/wp-content/uploads/chinasmack/2014/01/peoples-daily-sina-weibo-people-who-work-a-bit-harder-full.jpg
              

              

Alisson David Frangullys – 14/FEV/2018   18:52   GMT -5

Nenhum comentário:

Postar um comentário