segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

40/365 - Bola de neve



40/365

Bola de neve é um termo usado para descrever eventos que com o passar do tempo vão aumentando exponencialmente (muito rápido em crescimento), pois começa com uma bolinha de neve e ao ir descendo a montanha vai ficando cada vez maior e se transforma em algo gigantesco, e é um processo que vai se alimentando automaticamente.

Como no Brasil não temos neve fica um termo meio abstrato, mas de qualquer forma é bem compreensível. O ponto é que bolas de neve acontecem com a nossa vida o tempo todo, e vamos seguindo o fluxo delas com o passar do tempo. Saber reconhecer uma bola de neve é essencial para saber lidar com ela.

Assim como coisas boas que vão acontecendo uma atrás da outra, temos coisas ruins que acontecem na mesma proporção --seja a matéria acumulada nos estudos, pilhas de trabalho para fazer ou até mesmo com tarefas domésticas – As coisas simples vão se acumulando, e se você demorar demais para tomar alguma ação sobre elas, elas acabam soterrando você.

Por isso manter um certo ritmo e fazer as tarefas necessárias durante os dias é a melhor opção, pois não teremos de passar um tempo gigantesco para fazer coisas que teriam sido muito mais simples de lidar no começo, quando ainda não tinham proporções gigantes.

Da mesma forma que isso é válido para qualquer tipo de relacionamento, o desgaste causado por pequenas coisas vai se acumulando e se tornando coisas muito maiores do que realmente são, pois não são resolvidas e ficam pendentes, se auto alimentando e crescendo até que uma hora, em um estopim, tudo isso vir de uma vez só.

           
Estar sempre atento e não deixar que isso aconteça, através da observação e da disciplina diária com as tarefas vai evitar com que essas bolas de neve negativas aconteçam e levem tudo consigo.

Ironicamente, ao evitar essas bolas de neve, você cria uma própria, que é a da disciplina diária e da auto-observação, essas, contudo, são positivas e vão te levar a patamares melhores. Você acaba por se tornar uma pessoa que age mais e posterga menos, sabendo observar a situação e agir sobre ela de forma adequada, sem deixar que o tempo passe e o problema seja gigantesco. Enquanto ao mesmo tempo você se torna uma pessoa que age menos sem pensar e reflete sobre as consequências dos próprios atos, evitando de cometer erros impulsivos.

Saiba reconhecer uma bola de neve, destruir as que serão negativas para você, e fazer as suas próprias que vão te elevar.


Alisson David Frangullys –  16:35   GMT -5      12/FEV/2018  (Texto atrasado para o dia 09/FEV/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário