segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

52/365 - Humildade no aprendizado



52/365
Ninguém é tão grande que não possa aprender, e ninguém é tão pequeno que não possa ensinar. Foi o que disse o pensador grego Esopo, no século 6 antes de cristo. Apesar de ser uma frase tão antiga (dita a mais de 2500 anos atrás), ela sempre vai ser relevante, independente da época que o leitor se depare com ela. Ela ajuda a nos lembrar a ter humildade e sempre estar disposto a aprender, indiferente de qual seja o seu nível de conhecimento, e com quem você esteja lidando.


É comum a primeira vez que você começa a adquirir uma certa quantidade de conhecimento, você se tornar arrogante com aqueles que não sabem as mesmas coisas que você, essa soberba é rapidamente quebrada assim que você se depara com alguém que sabe mais e mostra o quão ignorante você é. Então da próxima vez que você detém um certo conhecimento sobre um determinado assunto, você se torna menos arrogante e mais disposto a ensinar o que sabe à aqueles que queiram aprender.


Assim como dito aqui em diversos textos, há algumas pessoas que não aprendem com as lições que a vida tem a oferecer, e acabam cometendo o mesmo erro até aprender; o que não é diferente para o caso de ser arrogante ao aprender algo, mas cedo ou tarde todas as pessoas aprendem que não há motivo nenhum para se quer pensar que você é melhor ou pior que alguém por saber ou ter algo, essa soberba só dura naqueles que não tem um circulo social amplo e vivem em um casulo a vida toda.


Portanto, não deixe que nada cegue você, não é porque uma pessoa cometeu um erro na vida que ela não esteja apta a ensina-la algo, em verdade, se há alguém apto a ensinar algo, é aquele que sabe a dor do resultado do erro, e quer evitar que você passe pelo mesmo processo de aprendizado e lhe dá um atalho para evitar toda a situação negativa e ficar com o ensinamento sem a grande dor.


Quanto mais você aprende, mais você sabe o quanto não sabe, e isso gera a humildade. Quanto menos você sabe, mais você pensa que sabe, e isso gera a soberba. Isso é observável em qualquer época, em qualquer campo, e em qualquer idade.


Apenas observe suas atitudes e se questione se o seu julgamento é justo ou não quando estiver discutindo algum assunto com alguém, isso vai te abrir portas para começar a enraizar e entender melhor o que foi dito nesse texto.


Alisson David Frangullys – 26/FEV/2018   12:29   GMT -5 (Texto para o dia 21/FEV/2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário