terça-feira, 23 de janeiro de 2018

22/365 - Usando o Método Inadequado



22/365

               Nem sempre queremos um bolo de laranja, as vezes só temos maça em casa e queremos comer uma torta de maça. Não importa o que dizem ou o que é o correto a ser feito, as vezes temos muito com o que nos preocupar e estamos extremamente atarefados para dar atenção a este tipo de detalhes. Como sequência direta ao texto do dia 21, vou apenas exprimir um método eficiente de fugir das responsabilidades e do crescimento pessoal; essa é uma ferramenta, e assim como qualquer outra, não é boa nem ruim por si própria, mas sim pela forma da qual é usada. Então fica ao critério do leitor a usar essa ferramenta da forma como lhe for mais conveniente. Não tenha a ilusão de que essa seja a forma mais eficiente de evitar os próprios problemas, pois não é. É uma muleta, uma fuga, e não é nem certo nem errado, mas jamais crie a ilusão de que é uma boa forma de combater os problemas, pois não é, então fica por conta e risco de quem quiser faze-lo.
               Vou chamar aqui de Transmutação sentimental, seus usos e aplicações dependem muito do usuário. Ela consiste de você trocar um sentimento por outro através de constante repetição (mantras) de forma exaustiva. Você pode usar isso como gatilho mental (outra ferramenta que irei explicar outrora) ou uma combinação de ambos. Mas vamos já sanar possíveis dúvidas que alguém poderia ter. Porque você iria querer trocar um sentimento por outro?  Pessoas tem naturezas diferentes, algumas sabem lidar muito bem com alguns sentimentos e muito mal com outros, desde uma bagagem da infância ou cultural, o modo de lidar com certas dificuldades e a facilidade de cada um depende de pessoa para pessoa. Por isso trocar um sentimento pelo outro pode ser mais efetivo para fazer essa fuga.
               Você pode distorcer os fatos para o seu favor. Lembre-se apenas dos momentos que são favoráveis ao seu propósito. Se você quer se sentir triste, se lembre dos eventos que te deixaram triste. Se quer ficar com raiva, lembre dos momentos que te deixaram com raiva, e etc. Mas faça isso toda vez que estiver pensando sobre o assunto, se vier algum pensamento que fugir do seu propósito substitua-o instantaneamente; a maior parte desse processo vem da exaustão (repetição).
               Pré-associação, pense em algo que te deixe no estado que você quer (no sentimento que você deseja associar a tal pessoa). Se você quer ficar feliz com algo, imagine algo que te deixaria muito feliz, ou lembre de algo que foi muito bom para você, então associe a imagem da pessoa em questão a esse sentimento que você quer. O mesmo funciona para os outros sentimentos.
               Mantra. Repita exatamente o que você quer sentir, todos os dias, em horários diferentes do dia (os horários que você fica mais relaxado, geralmente ao acordar, antes de dormir, e após refeições pesadas). Imaginar uma imagem clara do objeto ou pessoa em questão, e repetir palavras chaves que desencadeiam sentimentos é o objetivo do exercício deste parágrafo. Por exemplo: Segurar um cigarro e lembrar do sentimento de desgosto (nojo), repetindo “Você me dá nojo” por 3 minutos, focando no sentimento e no objeto, 4-5 vezes ao dia, vai fazer com que você associe o que você quer com o sentimento desejado.
               Ignorar o problema/sentimento. Através de constante meditação, você aprende a descartar pensamentos quando eles veem de forma desordenada. Da mesma forma você pode fazer isso com coisas que você deveria mas não quer pensar. Você pode simplesmente descartar o pensamento como se ele nunca tivesse vindo ou como se não fosse verdadeiramente seu. Para isso é necessário ter prática na meditação já a algum tempo, pois se não o pensamento voltará logo em seguida trazendo consigo o sentimento associado.
Lembre-se que essas são técnicas de PNL usadas em diversas coisas construtivas; mas o uso aqui é geralmente uma muleta quando não se há outros recursos no momento para aprender uma lição que a vida quer te ensinar. Se você não aprende uma lição da vida, ela vai aparecer novamente, seja da mesma maneira ou de alguma forma diferente, não tem como escapar dela. Então esteja ciente disso, pois essa fuga é algo momentâneo e não eterno. Não são coisas de outro mundo, são técnicas bem simples, mas poderosíssimas para aqueles que sabem fazer real uso delas.

Alisson David Frangullys – 22/JAN/2018  GMT -5  23:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário